quarta-feira, janeiro 11, 2006

Revolta

Cheguei ao pavilhão em cima da hora.
Estava a descer a rampa e vi um grupo de miúdas.
Lá de cima quase todas as caras me pareciam familiares. Vi os ânimos exaltados...
Comecei a ver uma miúda a puxar os cabelos a uma das minhas atletas.
Uma atleta que dias antes tinha tido problemas com uma tal rapariga (que vim a saber que era a mesma), uma que uns dias antes tinha levado uns sopapos valentes e ninguém fez nada para a ajudar. Ou porque têm medo de represálias, ou porque não querem chegar a casa arranhadas, ou simplesmente porque não.
Ainda as vi a trocaram uns safanões mesmo antes de as conseguir alcançar. Mesmo depois de lhes mandado um berro continuaram. Estavam perdidas...
Foi preciso alcançá-las para as conseguir separar.
Mandei a minha atleta para baixo para se ir equipar.
Olhei em volta e deviam estar umas 8/10 miúdas e mais 2/3 rapazes. Ninguém mexeu uma palha.
Senti-me revoltada!
Apetecia-me...
Sei da história. A rapariga pujante que bate na minha atleta é agora namorada do ex-namorado. Um rapaz com 20 anos.
E é a história do disse que disse. Porque fulana disse a fulana que tu disseste o que disseste.
E aquele mostrengo não sabe conversar. Arranja um motivo qualquer e toca a desancar na outra.
Hoje miúdas de 14/15 anos resolvem divergências à pancada!
Hoje miúdas de 14/15 anos arranjam problemas por terem namorado dias com um rapaz de 20 anos que se continuar no caminho que leva nunca vai ser ninguém na vida.
Fiquei incomodada!
Verdadeiramente incomodada...
Pensei como era eu com 14/15 anos. Era muito diferente!
Não gostei de ver a minha miúda a deitar sangue pelo nariz, nem toda arranhada nem a chorar compulsivamente. Fez-me mal!
Sei bem o que me apetecia fazer. Mas o exemplo tem de vir de cima...
Reuni todas e disse-lhes que se não as conseguem separar que pelo menos vão pedir ajuda a alguém mais velho. Aconselhei-a a fazer queixa no conselho directivo da escola, de pôr o guarda de sobre-aviso.
Sei que não posso fazer muito mais, mas fico triste por saber que as coisas são assim.
Se fosse na minha altura recorreria ao meu pai. Pediria orientação.
Hoje elas escondem dos pais as pseudo-relações que têm. Como vão contar depois que estão a levar porrada de meia-noite da namorada de um ex-namorado que tem 20 anos e não faz nada na vida?
Algo está muito mal, muito mal mesmo...

5 Comentários:

At 12/1/06 10:40, Blogger Anna^ disse...

É preocupante sem dúvida.
Fizeste o que pudeste...vai-te mantendo atenta.

bjokas ":o)

 
At 12/1/06 10:56, Blogger sandra disse...

Miúda... Nem sei que te diga, até eu fiquei perturbada de te ler... Para mais, sendo mãe, nunca se sabe o que lá vem... Mas tiveste bem, miúda! ;)

 
At 12/1/06 11:39, Blogger pp disse...

Não é facil...mas é isso..vai te mantendo atenta....Tenta não reagir a quente...mas as vezes pode ser preciso.

beijos

 
At 12/1/06 12:16, Anonymous Anónimo disse...

Algo está muito mal mesmo e é assustador! mas isso é exactamente o tal exemplo das novelas!
è natural namorar com 14/15 anos é natural roubarem namorados e é natural andarem à pancada! só não é natural serem sensatas, terem grupos unidos e divertidos, e saberem o significado de amizade e solidariedade!!!Enfim os valores estão envertidos e é com essa gente que os nossos filhos vão conviver e partilhar o mundo! será que os estamos a educar bem?

 
At 12/1/06 14:25, Blogger Jolie disse...

E o que eu concordo contigo.

Agiste da melhor maneira, não havia muito mais a fazer.

Beijos

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer