quarta-feira, novembro 22, 2006

A blogosfera, a minha blogosfera

Muito se fala da blogosfera como sendo um mundo à parte, completamente distinto do nosso mundo real.
Muitas vezes usa-se essa desculpa para se justificar palavras escritas, para se justificar exageros.
Se é verdade que muita gente assume identidades diferentes e dão asas a uma nova personagem, há também muita gente que é exactamente a mesma pessoa na blogosfera e fora dela.
Acredito que mesmo as que assumem uma identidade diferente, estão a mostrar uma parte de si que não conseguem expor no seu quotidiano ou por medo ou por falta de coragem ou por falta de à-vontade.
A verdade é que a blogosfera faz parte do nosso mundo. E cada vez mais!
Partilhamos experiências.
Partilhamos alegrias e dores.
Partilhamos, por vezes, os nossos pensamentos mais escondidos.
Rimos e choramos com os outros.
Sentimos afinidades e sentimos repulsa.
Fazemos grandes amigos e descobrimos, por outro lado, que algumas pessoas são uma fraude.
Exactamente como na vida real...
E por fazermos parte da blogosfera, não quer dizer que não tenhamos uma vida fora dela. Bem pelo contrário...
Tudo isto acaba também por fazer parte da nossa vida, por ser também uma parte importante de nós.
Não consigo ver esse limite tão bem delineado como alguns afirmam existir entre a blogosfera e a vida real.
Se realmente ele existir muita coisa deixará de fazer sentido.
Prefiro pensar que nós (na maioria dos casos) somos aquilo que mostramos ser nos blogs e na vida real.

Adenda: quando me refiro à blogosfera, refiro-me aos blogs que costumo visitar... não posso falar do que não conheço. Este post refere-se apenas à minha blogosfera, é esse o universo considerado.

30 Comentários:

At 22/11/06 13:09, Blogger sandra disse...

Alguns sim... outros não.

 
At 22/11/06 13:43, Blogger Xuinha Foguetão disse...

Xilileca,

por isso falei na maioria...

Sei que existem a excepção qua fazem a regra.

 
At 22/11/06 15:23, Blogger pp disse...

Xu,
na minha opinião estás a generalizar falando em maioria...
Se calhar existem muito mais excepções do que regras...mas ainda assim não sei, porque não conheco muitos blogs, nem pessoalmente muitas pessoas atraves destes mesmos(ainda assim dada a grnadeza deste mundo blogosferico teriamos que definir o conceito de, muitas pessoas), por isso não posso falar e tirar conclusões.
Quando dizes "partilhamos...", a quem te referes, a ti? Não acho que possas partir do principio que alguem que tu não conheces pessoalmente faça isso tambem assim como tu...Na minha opinião não é pelo facto de ser blogosfera que faz as pessoas serem mais ou menos verdadeiras ou "reais" do que num chat(MSN)...mas sim a convivencia fisica que temos com ela. Em alguns uma convivencia com interva-los maiores, e em outros, com intervalos menores, etc etc...mas coisas vividas juntos, por mais simples que sejam...
Desculpa o testamento mas esta é a minha opinião com todo o respeito por todas as outras.

 
At 22/11/06 15:31, Blogger Dani disse...

É uma vida paralela, que muitas vezes passa para a nossa vida "real". E no meu caso, até agora, só com boas experiências. :)

Beijocas

 
At 22/11/06 15:32, Blogger Xuinha Foguetão disse...

PP,

partilham-se sim! Verdades ou mentiras. Como na vida real.

;)

 
At 22/11/06 15:34, Blogger Xuinha Foguetão disse...

PP,

a vivência física não é garantia de nada...

 
At 22/11/06 15:41, Blogger Xuinha Foguetão disse...

PP,

lembrei-me de um exemplo.

Há pessoas que têm blogs escondidos, ou seja, criam um blog mas não dizem nada a pessoas com quem convivem diariamente e fisicamente.
Falam de problemas, de relações.
Escrevem mas não têm coragem para falar sobre isso com as próprias pessoas.
Qual será a sua faceta mais verdadeira?
A que em forma de desabafo escreve algo para alguém mas que esse alguém não o pode ler?
Ou conviver diariamente com essa pessoa, escrever sobre os problemas que têm mas não falar sobre eles?

 
At 22/11/06 15:56, Anonymous Anónimo disse...

Hello xuxu ... =)


passei para deixar uma bjoka ;P

Hj n tou nus meus dias inspirados .. lololol ...

mas mais uma vez, gostei do post!Tu es mm artista amiga ..

e foto...
e letras...

yeah!!!!


GOSTO MUITO DE TI **

Kiss

 
At 22/11/06 16:10, Blogger pp disse...

Então se a convivencia fisica não é garantia de nada, a blogosfera é??....e se não é garantia de nada então o que é essa garantia???Não será a confiança que deriva do conhecimento adquirido com a convivencia...não será o que se vive com a outra pessoa...e o que essa convivencia nos faz sentir, mesmo que essa outra pessoa nos engane e nós não saibamos.
É claro que não é isto que eu quero para mim, e não me identifico com este tipo de comportamento, mas isto é só para dizer que o que conta é o que sentimos e como o interpretamos livre(o mais possivel) de vicios de situações que nos marcaram na vida.
Quanto á situação do blog escondido...eu sou apologista da filosofia de...se existe um problema que afeta duas pessoas, o dialogo e a conversa, e sempre a solução, nem que dessa conversa derive o afastamento. Agora o exemplo que tu dás faz-me lembrar um saco que se vai enchendo até rebentar...numa altura inapropriada e muitas vezes da forma errada...
Para mim a faceta mais verdadeira(porque a outra tambem não deixa de ter aspectos verdadeiros) é a que vai sendo reprimida ao escrever no blog escondido.
MAis uma vez refiro que é só a minha opinião.

 
At 22/11/06 16:18, Anonymous Anónimo disse...

Xuinha! Tal como na vida às vezes somos actores e a blogosfera é como a vida real! dias o que pensamos ser, dias o que somos e outros dias o que gostavamos de ser (mas isso é exactamente a vida real) quem é mau ...é quase sempre mau e quem é bom e puro é quase sempre bom e puro!!!!

 
At 22/11/06 16:18, Blogger Xuinha Foguetão disse...

PP,

claro que é a tua opiniõa, és tu que a estás a dar. ;)

Eu n disse q a blogosfera era garantia de nada.
O que eu disse é que a blogosfera não é assim tão diferente do mundo real e que não se pode dizer: isto é a blogosfera e lá fora é o mundo real.
O que eu disse é que na blogosfera como no mundo real há pessoas verdadeiras e pessoas que não o são.
Talvez não tenhas entendido bem o que eu escrevi. ;)

Livre de vícios de situações que nos marcaram a vida? O que é que isso quer dizer?
Que quando queres sentir alguma coisa tens de te esquecer de tudo o que passou?
Isso é possível?
Eu acho que não.

Quanto ao blog escondido, a pessoa é que tem de parar antes do saco rebentar. Essa sim será a atitude mais correcta.
E não aquela em que dizemos isto e aquilo da outra pessoa e não fazemos um esforço por resolver a situação, nem que daí dsurja um tal afastamento... Essa sim, é a forma mais verdadeira.

 
At 22/11/06 16:45, Blogger Xuinha Foguetão disse...

PP,

se essa pessoa se considera uma pessoa sincera, já está na hora! ;)

Beijos

 
At 22/11/06 16:47, Blogger pp disse...

Xu,
quando me referia a vicios e a situações que nos marcaram a vida não queria dizer que as pessoas tenham que esquecer tudo o que se passou, queria dizer que..temos é que não deixar que isso influencie a nossa predesposição para acreditar e confiar, abrir o coração, entregar-se, ou como lhe quiseres chamar. Alias eu acho que não se deve esquecer, mas sim ultrapassar, porque é essa consciencia que faz com que possamos agir de forma a que essas coisas não nos influenciem negativamente.
Exemplificando:
Às vezes o facto de ter-mos sido enganados, de alguma forma em alguma fase da nossa vida, não quer dizer que seja sempre assim. Consigo fazer me entender?Às vezes essas experiencias influenciam negativamente o nosso modo de nos relacionar, torna-nos inseguros perante a vida e as relações...contra mim falo.

Quanto ao blog escondido, será que essa pessoa saberá quando parar?

 
At 22/11/06 16:49, Blogger pp disse...

Desculpa mas não percebi o teu ultimo comentário :)

 
At 22/11/06 16:50, Blogger Xuinha Foguetão disse...

PP,

eu acho que é a confiança que nos faz continuar a tentar mesmo depois de sermos enganados. ;)

 
At 22/11/06 16:51, Blogger Xuinha Foguetão disse...

PP,

se essa pessoa (a que tem o blog escondido) se considera uma pessoa sincera, já está na hora de parar! ;)
E de ter a tal conversa de uma vez por todas.

Beijos

 
At 22/11/06 17:33, Blogger pp disse...

Confiança na outra parte ou em ti propria?...Porque na minha opinião so se consegue continuar se se ultrapassam as coisas...tendo consciencia delas.
Quanto á situação do blog escondido...não sei, não conheço a situação de uma forma detalhada.

 
At 22/11/06 17:35, Blogger pp disse...

ah e na minha opinião só se tem consciencia delas....pensando e conversando...

 
At 22/11/06 17:38, Blogger Xuinha Foguetão disse...

PP,

confiança nas duas partes.
Por muito que numa das partes seja sempre mais dificil de confiar... ainda para mais quando nos dão motivos para não o fazermos.

Ahahahahahah!

Tb acho que a conversa é importante, se bem que há certas conversas que só nos trazem mais incertezas do que certezas.
:)

Essa parte de tomar consciência dela, vou passar! Acho o que tu disseste básico.

Quanto ao blog escondido, queres que te faça um desenho?

 
At 22/11/06 21:28, Blogger nelsonmateus disse...

kuais são os critérios k distinguem os 2 mundos? kual a diferença entre o mundo virtual e o mundo real?
nã nego k existem diferenças, mas la no fundo, acho k a base é a msm.

 
At 22/11/06 21:34, Blogger nelsonmateus disse...

ps: faço minhas as palavras do dani.

 
At 22/11/06 23:48, Anonymous Anónimo disse...

também eu faço minhas as palavras do dani.

bjocas...

 
At 23/11/06 01:06, Blogger Sara MM disse...

Não podia concordar mais contigo...

E sabe bem, sentir que..

"Partilhamos experiências.
Partilhamos alegrias e dores.
Partilhamos, por vezes, os nossos pensamentos mais escondidos."

... porque isso faz-nos bem!


E tem tanto tanto igualsinho à "vida real":

... é só sbaer escolher... e ter sorte... e engolir as desilusões... e dar tudo a quem merece... :o)
né?


BJss

 
At 23/11/06 01:16, Anonymous Anónimo disse...

Eu sou. Igual na vida "real" e na blogosfera.

 
At 23/11/06 10:02, Blogger Xuinha Foguetão disse...

Sara,

é! :)
Beijocas.

Dulce,

somos duas! ;)
Beijos

 
At 23/11/06 11:12, Blogger Ana disse...

é bom saber que tu fazer parte da minha blogosfera tb... beijokas

 
At 23/11/06 12:19, Blogger Sandro disse...

Falo por mim... e então concordo contigo. Sou aquilo que sou, tanto "fora" como "dentro".
Um beijo

 
At 23/11/06 14:32, Blogger Rosa disse...

Ninguém é duas coisas. São as aparências que iludem :)
Beijinhos.

 
At 24/11/06 08:38, Blogger Jolie disse...

A blogosfera é um retrato da vida real. Com tudo o que há de bom e de mau, de verdadeiro e ilusão.

Que as nossas blogosferas nunca percam a verdade que as caracteriza!

Beijos

 
At 24/11/06 12:21, Anonymous Anónimo disse...

Oi amiga XU:

Sabes que as opiniões sobre este mundo eu próprio as fui criando através de um ano blogosférico repleto de experiências. Realmente e sabes o porquê, estou com um pé atrás agora, quando não são dois. Disseste-me que não tinha razão para tal, mas, acredita, imaginei coisas piores com o exemplo que te mostrei em tempos e, alterei algumas coisas como sabes. Acredito só naqueles que se mostram um pouquinho mais ( como tu ) e que estão ligados a quem eu conheça.

O blog para mim tem servido para passar mensagens, muitas delas a mim próprio, é algo muito meu e de quem eu gosto e gosta de mim.

Bjs

PS. Ando atrofiado de work e acredita, resta-me pouca paciência mesmo em casa para parar mais pela blogosfera, mas, tu, tás sempre na minha blogomira ;>*

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer