quinta-feira, junho 26, 2008

Promoções, Saldos, Liquidações, Liquidações Totais, Blá, Blá e Blá

Agora que tenho uma loja sob minha responsabilidade, tenho muitas mais preocupações, menos tempo livre (que nem tempo tenho para ler o livro Marketing das PMES para Tótós, e sinto que estou a precisar) e muito mais no que pensar.
Aproxima-se a passos largos a época dos saldos.
Legalmente não tenho bem a certeza se existe época de promoções, mas a verdade é que até na pacata Vila de Oeiras, onde a concorrência é fortíssima, já existem lojas de comércio com avisos de promoções.
Depois de ver os ditos vim ponderar sobre o assunto.
Uma época de promoções seguida de uma de saldos...
Ora bem! O que é que vou promover ou saldar?
Antes de mais, legislação.
Época de saldos de Verão, de 15 de Julho a 15 de Setembro.
Época de saldos de Inverno, de 28 de Dezembro a 28 de Fevereiro.
Ainda não estou a faltar a nada.
Depois, mais uma dúvida... Qual a diferença entre promoções e saldos?
As promoções são descontos mais baixos e saldos são descontos mais altos?
Deve ser.
Isto deve querer dizer que:
- também os meus fornecedores vão entrar em promoções/saldos e eu vou comprar os produtos mais baratos
- a minha senhoria, vai baixar a renda do estabelecimento neste período
- a luz, a água, a internet vão também na mesma onda
Depois desta bela conclusão, esbocei um sorriso. Maravilha!
É desta que a inflação baixa. É para ir na mesma onda que o IVA.
Mas e se essas boas novas não se confirmarem? Vou fazer promoções e saldos sobre que produtos?
Sobre os produtos que vendo a um preço mínimo recomendado ou sobre aqueles que vendo abaixo do preço recomendado?
Depois de mergulhar os meus pensamentos em facturas de fornecedores, em margens, em custos tomei uma decisão. Na Xuinha Shop não há promoções nem saldos.
As promoções e os saldos são bons para lojas que dobram, triplicam, quadriplicam o preço de custo dos produtos. Aí sim, promoções e saldos com força!
Quando atingir uma certa estabilidade, vou sim fazer uma atençãozinha (ainda não existe lesgislação sobre a época da atençãozinha, procurei mas não encontrei) aos amigos, aos clientes habituais e a compras acima de um deternimado valor.
Mais do que isso impossível!
Senão passo rapidamente ao lado de todas essas fases e entro directamente em liquidação total! :)

4 Comentários:

At 26/6/08 21:48, Blogger SONHADOR disse...

liquidação total???
livra...

espero que nunca aconteça.
estou em divída contigo.

bjos.

 
At 27/6/08 09:02, Blogger Anna^ disse...

Gostei da época da atençãozinha :DD
Mas tens razão;numa loja como essa em que o lucro é mínimo,não se justificam as Promoções,Saldos e afins.

beijoca :*

 
At 27/6/08 17:17, Blogger sandra disse...

Eu adiro a um cartão cliente! :)

 
At 3/7/08 14:00, Blogger nelsonmateus disse...

umas promoções nas estátuas vinha msm a calhar ... :P

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer