quinta-feira, março 29, 2007

Contractura

A contractura é uma lesão benigna no início, que surge na sequência de um treino intensivo ou após dores musculares. Geralmente, as contracturas surgem nas coxas, nas barrigas das pernas, nos glúteos e nas ranhuras vertebrais.
Um músculo com contratura encolhe, pelo que vai manter uma tensão permanente nos tendões, podendo frequentemente provocar tendinites.
Se o treino intensivo se prolongar, as consequências serão mais graves: distensão ou ruptura.
A contratura, dolorosa ao toque, é facilmente reconhecível devido aos altos que provoca debaixo da pele. O melhor tratamento continua a ser umas boas massagens.

in muscul.com

Tenho normalmente contracturas nas costas que apesar das dores não me impedem de treinar.
Desde terça, que uma dessas contracturas (que cobre uma área interessante - o trapézio) se tornou, para além de muito dolorosa, impeditiva.
Hoje, que seria suposto estar melhor do que ontem, estou pior.
Espero que a medicação comece a fazer o tão desejado efeito.
Aproxima-se um fim-de-semana com jornada dupla que faço questão de jogar.
Hoje estou assim um bocado para o desanimada.
Pensei que com banhos de imersão, alongamentos, botijas de água quente, medicação e umas massagens isto fosse ao sítio rapidamente.
Quando hoje acordei às seis da manhã cheia de dores e sem conseguir dormir, apercebi-me que isto não vai ser fácil...
Mas tudo vai correr bem e Sábado e Domingo lá estarei para dar o meu contributo à equipa e, claro está, para me divertir.
Nunca pior!

14 Comentários:

At 29/3/07 11:18, Blogger sandra disse...

Uma vez tentaram "descontracturar-me" e doeu, mas doeu! Até chorei. Mas passa!

 
At 29/3/07 11:47, Blogger Margarida Atheling disse...

Tu vê lá!
Essas coisas dos músculos, às vezes não levamos mesmo a sério, esforçamo-nos e depois...

Eu tive um problema há uns anos na equitação. Foi um esforço brusco e violento (e claro que aquela estória de fazer aquecimento antes, ficava sempre esquecida). O primeiro diagnóstico foi logo ruptura, que felizmente não se confirmou, mas mandaram-me estar parada no mínimo uma semana. Três dias depois já montava (e se doía!). O certo é que ainda hoje o pulso direito se ressente de qualquer esforço um bocadinho mais pessado. Um jogo de ténis, por exemplo, deixa-me sempre com dores.

Portanto, trata de te pores mesmo boa e depois pensas no jogo!
Tem cuidado contigo e vais ver que melhoras num instante! :)

Bjs!

 
At 29/3/07 11:49, Blogger Xuinha Foguetão disse...

Sim,

chefe Margarida!

Estou a ter cuidado. O máximo que consigo e posso ter nestas alturas.

Falta menos de um mês e esta raio de contratura não podia ter esperado mais um bocadinho?

Bah!

(a medicação já está a funcionar... e ainda bem, já consegui relaxar um bocado)

Beijos

 
At 29/3/07 11:54, Blogger Jolie disse...

eu estou com a margarida... mas ao mesmo tempo, tu vê lá se recuperas porque não podes falhar o final por nada deste mundo!!!

:p

as melhoras!

 
At 29/3/07 11:58, Blogger Xuinha Foguetão disse...

Costinhas,

não posso mesmo! :)

Obrigada.

Beijos grandes

 
At 29/3/07 14:22, Blogger Anna^ disse...

Epá eu trocava esta jornada dupla pela final...por isso vê se te pões fina sem abusares...é que dia 7 vamos estar todos a torcer pela Xuinha!!!!YESSSSSS ;)
Ontem até "óbi dzere" que te levavam a farmácia em peso :P

beijoca e as melhoras

 
At 29/3/07 14:37, Blogger Xuinha Foguetão disse...

Anna^,

foi cá um tombo para a quiduxa que foi à farmácia.
:)

Mas é por uma boa causa.

Beijocas

 
At 29/3/07 15:41, Anonymous Anónimo disse...

tadinha... e o massagista nem está por perto...
rápidas melhoras
beijo

 
At 29/3/07 15:53, Blogger Xuinha Foguetão disse...

Cina,

agora é que disseste tudo...

Esse é o grande problema.
Ele com aquelas mãos grandes e aquele jeito todo, eu ficava boa num instante! :)

Melhor parar de vender o meu "peixe"...

Ele não tem jeito nenhum. Ahahahahaha! ;)

Beijos

 
At 29/3/07 17:26, Blogger Pedro Fiuza disse...

:) AHAHAHAHAH
O teu massagista particular está quase a chegar...mas até lá espero q fiques bem melhor c os medicamentos e o calor húmido...

Amo-te mt

Beijo enorme

 
At 29/3/07 17:54, Blogger Xuinha Foguetão disse...

Pedrocas,

estou à tua espera.

Podia era ser para ontem. :)

Beijos cheios de saudade.

 
At 29/3/07 19:34, Blogger Sara MM disse...

ui!!

só o nome dessa coisa...

tenta divertir-tea vê-las... olha que pelo que me lembro, fazem cada careta... ah!ah!ah!

as melhoras!!!!!!!!


Bjss

 
At 30/3/07 13:58, Blogger [Ariana Aragão] disse...

As melhoras, Xuxu!!!!

 
At 20/6/07 14:28, Anonymous Anónimo disse...

estou desde domingo com essa dor maldita nas costas tb. contratura no musculo do trapezio, nao durmo a noite tb.
Ninguem merece essa dor q te tira até a fome.
melhoras p nós.

bj dulci

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer